Mais de 100 prefeitos e prefeitas dos maiores municípios brasileiros assinaram, nesta terça-feira (4), um documento que será entregue a líderes mundiais na COP30, em Belém. A iniciativa propõe o federalismo climático como base para uma transição justa e sustentável e reafirma o papel dos municípios na agenda climática. A assinatura ocorreu durante o Fórum Global de Líderes Locais, que reúne prefeitos e governadores de diversos países no Rio de Janeiro.
O texto destaca que não há transição climática sem as cidades, já que mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, onde os efeitos da crise climática se manifestam com mais intensidade e as soluções precisam de maior investimento, com inovação, participação social e equidade.
Eixos prioritários
O documento apresenta seis eixos prioritários de atuação, para fortalecer a ação climática local e o papel das cidades no regime global de clima. Entre essas prioridades estão a democratização de tecnologias e a capacitação sobre a agenda climática, com foco na população e nos servidores e gestores dos municípios brasileiros.


