Nesta sexta-feira (7), segundo e último dia da Cúpula de Líderes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, seguem as discussões sobre soluções climáticas.
Na Zona Azul do Parque da Cidade, será retomada a Plenária Geral dos Líderes, que começou nessa quinta, com a fala de presidentes e chefes de Estado sobre o clima, dentro de um tempo estimado. Mesma coisa para lideranças de organizações internacionais.
Também nessa quinta-feira o presidente Lula fez a abertura da Plenária sobre Oceanos. Ao todo, serão três mesas temáticas desse tipo. Assim, ficam duas previstas para esta sexta, também com falas do presidente Lula.
Uma delas vai ter o tema Transição Energética; a outra, prevista para esta tarde, será sobre 10 anos do Acordo de Paris – contribuições nacionalmente determinadas e financiamento.
Além dos eventos, no contexto da visita dos líderes, estão previstas reuniões bilaterais para esta sexta, com lideranças da Alemanha e de Moçambique confirmadas até o momento. Ao longo desta semana já ocorreram outros encontros bilaterais com representantes de países como Suriname, Papua Nova Guiné, China, Honduras e União Europeia.
Na noite dessa quinta-feira, Lula esteve com o príncipe William e com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. Também se reuniu com o presidente francês Emannuel Macron.
Diante da quantidade de líderes em Belém, novos encontros bilaterais podem surgir na agenda do presidente no contexto da COP30.


