O Ministério do Turismo lançou nesta quinta-feira, durante a COP 30, uma publicação que mapeia as iniciativas de turismo e experiências ofertadas por comunidades indígenas em diferentes biomas do país.
O lançamento do “Mapeamento do Turismo em Comunidades Indígenas no Brasil” integra a programação da pasta na COP, em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas e a Funai, Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
De acordo com a coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do Ministério do Turismo, Carolina Fávero, mais do que um diagnóstico, a iniciativa reconhece o protagonismo dos povos indígenas na construção de um turismo que respeita, valoriza e compartilha suas culturas.
O evento contou ainda com a presença de representantes do Ministério dos Povos Indígenas, da Funai, e de outras instituições ligadas à questão indígena.
Durante a COP30, o governo brasileiro está organizando a Aldeia COP, instalada na Universidade Federal do Pará, que vai acolher cerca de 3 mil indígenas.
A proposta é reforçar a integração entre o turismo sustentável e a pauta climática, destacando o papel dos povos indígenas como guardiões dos territórios e protagonistas das soluções para o enfrentamento das mudanças do clima.


